Quem Somos!

Grupo formado por grandes pensadoras e um pensador brasileiro, Cristiane Santos Rosa, Edneya Silva, Fábio Medeiros Sedran, Fernanda Lucia Correa e Thais Fagaraz esses são os cinco integrantes de um grupo formado na Universidade Nove de Julho no curso de Pós Graduação de Formação de Docentes para o Ensino Superior, reunidos com o intuito de debater sobre aprendizagem colaborativa orientados pela Professora Renata Kelly da Silva no curso de Tecnologia Aplicada ao Ensino.



quarta-feira, 9 de março de 2011

Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância - Análise da Distância Transacional

Resumo
Este texto destaca aspectos da relação entre a aplicação da Aprendizagem Colaborativa e o nível de estabelecimento da Distância Transacional, tomando como modelo uma disciplina a distância desenvolvida pelo Grupo de Ensino de Bioquímica USP/Unicamp.
O que se observa, do ponto de vista da definição de diálogo de Moore (1993), é uma busca da redução da Distância Transacional, considerando a forma de troca de informações e de idéias entre participantes. Do ponto de vista da relação diálogo e estrutura, os alunos reconhecem a necessidade de ‘algo que force' a interação, para evitar a perda da motivação provocada pela grande liberdade e flexibilidade do programa. Os alunos mais dependentes sentem que um programa mais estruturado e com mais atividades de interação e diálogo é mais eficiente para o aprendizado. Quando o programa é flexível demais, os alunos menos autônomos sentem-se desestimulados por depender do diálogo com o outro para superar sua insegurança (quando a questão é de atitude) ou para suprir lacunas de seu conhecimento (quando a falta de autonomia é causada por insuficiente conhecimento na área).

Consulte na integra:
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/041-TC-B2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário