APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
INTRODUÇÃO
Embora a aprendizagem colaborativa não seja algo recente, com o
surgimento das tecnologias de informação e comunicação e conseqüentemente
o avanço da Internet, a aprendizagem colaborativa no ensino a distância online
tem tido muito crescimento no meio acadêmico. Por se tratar de uma
modalidade a distância e via Internet, o direcionamento dessa aprendizagem
merece atenção, uma vez que difere da aprendizagem colaborativa no ensino
presencial. Entretanto, conhecer alguns pontos fundamentais dessa proposta é
de fundamental importância para que se possa realizar um bom trabalho e
objetivo deste presente artigo. Espera-se que esta pesquisa contribua para
suscitar debate mais profundo e esclarecedor sobre a utilização da
aprendizagem colaborativa na educação a distância on-line como uma
proposta diferenciada, onde o papel do professor como mediador e a interação
entre os alunos por meio do diálogo, seja oral ou escrito, se caracterizam como
aspectos fundamentais que poderão contribuir não para a reprodução, mas
para a construção do conhecimento.
Leia o documento na integra:
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/171tcc3.pdf
Quem Somos!
Grupo formado por grandes pensadoras e um pensador brasileiro, Cristiane Santos Rosa, Edneya Silva, Fábio Medeiros Sedran, Fernanda Lucia Correa e Thais Fagaraz esses são os cinco integrantes de um grupo formado na Universidade Nove de Julho no curso de Pós Graduação de Formação de Docentes para o Ensino Superior, reunidos com o intuito de debater sobre aprendizagem colaborativa orientados pela Professora Renata Kelly da Silva no curso de Tecnologia Aplicada ao Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário