Concepções de Aprendizagem e o Uso da Tecnologia na Educação a Distância: Das
Máquinas de Ensinar ao Conceito de Aprendizagem Colaborativa
Resumo
Este artigo busca realizar uma reflexão sobre as concepções de aprendizagem e o uso das novas tecnologias, especificamente, os ambientes virtuais de aprendizagem, na educação a distância. Escolhemos três teóricos que são utilizados com freqüência na construção dos pressupostos filosóficos dos projetos político-pedagógicos dos cursos na modalidade a distância, com o objetivo de construir um percurso, estabelecendo uma relação entre eles. Iniciamos com a teoria de Skinner e a fundamentação da máquina de ensinar, Lévy com seu pensamento da ecologia cognitiva e a construção do conceito de cibercultura, até a apropriação do pensamento de Vygotsky e sua zona de desenvolvimento proximal e aprendizagem cultural apropriada para a construção do conceito de aprendizagem colaborativa. Este percurso pretende apontar a dificuldade de utilização de diferentes concepções na elaboração de estratégias e ações na educação a distância e seus conseqüentes prejuízos, advindos da mistura, muitas vezes, involuntária de diferentes propostas pedagógicas que são, inclusive, conflitantes.
Publicado em: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, João Pessoa, 2009.
Leia o artigo na integra:
http://www.gente.eti.br/site/attachments/042_CONCEPAPRENDEAD.pdf
Quem Somos!
Grupo formado por grandes pensadoras e um pensador brasileiro, Cristiane Santos Rosa, Edneya Silva, Fábio Medeiros Sedran, Fernanda Lucia Correa e Thais Fagaraz esses são os cinco integrantes de um grupo formado na Universidade Nove de Julho no curso de Pós Graduação de Formação de Docentes para o Ensino Superior, reunidos com o intuito de debater sobre aprendizagem colaborativa orientados pela Professora Renata Kelly da Silva no curso de Tecnologia Aplicada ao Ensino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário